O Médico da Família, observou, em uma comunidade,expressivas ocorrências de cólera, verminoses, danosgastrointestinais, crianças com defeitos de nascença ecom falência do sistema nervoso central. Tendo em vistaa atipicidade desses eventos de forma conjunta, solicitoua um agente municipal de saneamento que promovesseanálise da água consumida por essa comunidade, na qualhá uma indústria siderúrgica.Os dados obtidos nessa análise foram os constantes noquadro abaixo.Considerando os valores apresentados no quadro acima,analise as afirmações que se seguem.I. O valor 32,0 mg/L indica poluição por esgoto sanitário.II. O valor 1,2 mg/L indica forte presença de efluente daindústria existente no local.III. O valor 0,3 mg/L indica contaminação por mercúriocromo oriundo de resíduos hospitalares.IV. O valor 0,8 mg/L é tranquilizador, do ponto de vistados efeitos na saúde humana.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e IV.C III e IV.D I, II e III.E II, III e IV
#ENADE
Soluções para a tarefa
Alternativa A.
A alternativa III está incorreta, uma vez que não há qualquer indicação de onde veio a contaminação. No entanto, a siderúrgica pode ter sido a responsável pelo descarte incorreto de resíduos, tendo gerado o problema com o mercúrio. Vale ressaltar que o mercúrio é capaz de causar dano aos pulmões, distúrbios neurológicos e insuficiência renal.
A alternativa IV também está incorreta, uma vez que, tendo em vista que um volume de 5 microgramas por decilitro já é considerado como sendo contaminação. Isso significa dizer que mesmo em níveis muito baixos a presença de chumbo na água que consumimos é um risco fatal para nossa saúde, afetando os ossos, o desenvolvimento cerebral das crianças e se acumulando no organismo por anos.
Assim, estão corretas apenas as alternativas I e II.
Espero ter ajudado, bons estudos.