História, perguntado por tireaminhadvd, 1 ano atrás

O Mecenato praticado por burgueses ricos, príncipes e por representantes da Igreja era motivado pela intenção de projetar suas cortes; por isso, financiavam as atividades do Renascimento Cultural. O Mecenas, considerado como protetor, homem rico, era na prática quem dava as condições materiais para a produção das novas obras e nesse sentido pode ser considerado como o patrocinador, o financiador. O investimento do mecenas era recuperado com o prestígio social obtido, fato que contribuía com a divulgação das atividades de sua empresa ou instituição que representava. Aos senhores feudais e à Igreja, que outrora eram os únicos clientes dos artistas, unem-se os novos ricos, a burguesia, que os substituem no papel de mecenas”
(LE GOFF, 1991).
De acordo com o texto, no contexto de difusão do Renascimento, o mecenato:



a) era um meio de pessoas pobres conquistarem títulos de nobreza. 



b) foi praticado apenas pela Igreja Católica e pela nobreza. 



c )foi utilizado pela nobreza para conquistar o poder político. 


d) era um meio de conquistar maior prestígio social.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoDelano
54

As respostas mais prováveis são B e D, mas tenho 90% de certeza que a resposta correta é a D


vitoria13327: qual e a realmente certa
BrunoDelano: eiita
BrunoDelano: direta ao ponto dhsjso
BrunoDelano: a certa é a D
BrunoDelano: é que eu fiquei na dúvida pq realmente quem mais fazia isso era a igreja e a nobreza
BrunoDelano: mas acima de tudo a prática do mecenato era pra ter prestígio social
BrunoDelano: pela parte dks mecenas
Respondido por EduardoPLopes
12

É correta a alternativa D, sendo a atividade de Mecenas algo que era especialmente benéfica para a alta burguesia, que tinha grande poder econômico mais pouca expressividade social, sendo, na época, apenas a Nobreza considerada parte da "alta sociedade".

Quando um burguês rico patrocinava um artista para pintar obras que decorariam as suas casas se tornava uma figura que era vista pela sociedade como mais digna de respeito. Era como se a alta burguesia da época usasse a arte para "comprar" prestígio, o que era bom para os artistas (que tinham os seus sustentos garantidos pelos mecenas) e para os patrocinadores.

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