O materialismo histórico dialético parte da análise das relações econômicas e sociais ao longo da história humana. Fundamentalmente, das transformações na relação de produção da vida material. Marx se dedicou ao estudo crítico da sociedade capitalista, de sua relação de produção e da condição estabelecida entre a classe dominante, a burguesia, e a classe dominada, o proletário. Esta definição, sustentada na propriedade dos meios de produção pela classe dominante e a força de trabalho como condição da classe dominada. Marx também apresenta considerações sobre a educação e o papel que a escola exerce dentro das forças sociais dominadas, segundo ele, pela classe burguesa.
Nesse sentido, sobre o pensamento de Marx a respeito da educação, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativa 1:
A escola é a condição única da classe operária se livrar da submissão e ascender à condição de classe dominante. É possível a todos os trabalhadores, por meio da qualificação, romper com o papel de força de trabalho e ter a posse dos meios de produção.
Alternativa 2:
A qualificação é a única maneira de distribuição de renda na sociedade capitalista para Marx. Para o teórico alemão, há uma condição fundamental no conhecimento que permite ao proletariado dominar as mesmas capacidades que a burguesia, e controlar a "inteligência produtiva".
Alternativa 3:
A educação forma o cidadão. Para Marx a cidadania na sociedade capitalista é a condição que liberta o proletário de sua posição de inferioridade nas relações de produção e permite a igualdade perante a lei e, posteriormente, o acesso às mesmas condições materiais.
Alternativa 4:
A educação é uma instituição inserida nas relações capitalistas de produção. Logo, a escola tende a reproduzir os valores determinados pela ideologia dominante, burguesa, e reproduzir a permanência da classe operária como força de trabalho.
Alternativa 5:
A educação é libertadora para Marx. Permite a "revolução científica". O que, para o teórico alemão, transfere o controle sobre os meios de produção da sociedade capitalista das mãos da burguesia para o proletário.
Soluções para a tarefa
Alternativa correta. Alternativa 3:
A educação forma o cidadão. Para Marx a cidadania na sociedade capitalista é a condição que liberta o proletário de sua posição de inferioridade nas relações de produção e permite a igualdade perante a lei e, posteriormente, o acesso às mesmas condições materiais.
Para Marx, a educação deve ter a proposta de ser libertadora das amarras culturais, impostas pelas classes dominantes, no sentido de que se efetive como um elemento de transformação.
Diante disso, a educação é capaz de promover a cidadania destes indivíduos, no que tange ao entendimento de direitos e deveres, proporcionando um entendimento mais aprofundado sobre as verdadeiras relações de poder, assim como o entendimento das desigualdades sociais.
Resposta: Acredito que seja a "4"
Explicação:
"A escola é um bom exemplo dessa falsa ideia de liberdade de pensamento
que o liberalismo induz. Segundo Marx, a educação está instituída dentro das relações
capitalistas, dessa forma, o conteúdo e as disciplinas apresentados aos alunos e a forma
como são organizados acabam por favorecer a compreensão burguesa de mundo."
Pagina '70" do livro .