Desde a segunda metade do século XIX, a busca arqueológica por novas fontes escritas sobre o passado, associado ao movimento imperialista sobre a Ásia, África e Américas, permitiu que inúmeros artefatos viesses a tona, passassem a merecer atenção dos estudiosos e fossem analisados, catalogadas e guardados com rigor científico. Tal movimento favoreceu, posteriormente, a utilização da cultura material como fonte histórica, gerando uma produção de conhecimento que se distanciou do paradigma da historiografia positivista. Assinale a alternativa que caracteriza a historiografia que surgiu a partir de então:
Abordagem que privilegia o movimento regular da sociedade como, por exemplo, os ciclos agrícolas e o seu cotidiano, as atividades diárias da produção industrial e o seu impacto na vida social e cultural do trabalhador.
Narrativa que exprime os feitos de grandes vultos da dimensão política de uma nação, ressaltando as decisões governamentais, confrontos bélicos, atos administrativos de forma unidimensional.
Demonstração da evolução econômicas e políticas tais quais ocorreram, escolhidas a partir de fontes confiáveis, como relatórios e movimentos aduaneiros, tratados sem a emissão de qualquer tipo de julgamento.
Análise do teor de códigos e leis registrados em estelas de pedras, como o Código de Hamurabi, exemplificando antigas formas de Código Penal na história da Humanidade.
Explicação baseada em narrativas orais, acerca das tradições de uma comunidade, sua devoção, práticas religiosas e festividades frequentes, buscando compreender o seu significado para a identidade daquelas pessoas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
bordagem que privilegia o movimento regular da sociedade como, por exemplo, os ciclos agrícolas e o seu cotidiano, as atividades diárias da produção industrial e o seu impacto na vida social e cultural do trabalhado
Explicação:
uma vez que para analisar os ciclos agrícolas e a forma como são vivenciados, exige-se que se debruce sobre as condições de vida, e se analise as atividades produtivas. Da mesma forma, se deve estudar a produção industrial, as relações de produção, o funcionamento das fábricas, as condições de trabalho para se entender a vida social e cultural do trabalhador.
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás