O massacre dos povos pré-colombianos
Soluções para a tarefa
Essa destruição não foi realizada apenas pelos espanhóis, embora esses se sobressaíssem, porque ocuparam um território muito maior e infinitamente mais povoado. Todos os europeus que se estabeleceram na América – uns mais, outros menos, – foram responsáveis pelo genocídio dos pré-colombianos.
Ao fim do período colonial, no século, os povos pré-colombianos ainda existiam, em número significativo, nas regiões de impérios bem- povoados, como os que correspondiam aos impérios asteca e inca, ou em regiões ainda impenetráveis para os europeus os sertões do Brasil, o interior da Floresta Amazônica e as regiões montanhosas da cordilheira andina.
Outros locais em que os indígenas viveram razoavelmente sem problemas eram o atual oeste americano, o interior da Argentina e do Uruguai e o Chile, onde praticamente não existia nenhum povoamento europeu.
Mais tarde, quando esses países se tomaram independentes, o povoamento de descendentes europeus intensificou-se e os pré-colombianos também foram massacrados em nome do progresso. Nas Antilhas, menos de uma década depois da conquista espanhola, os indígenas já estavam praticamente extintos.