O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerou que não se pode pensar a relação indivíduo – sociedade de forma separada das condições materiais em que essas relações se apóiam. Segundo Marx, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as relações sociais, ou seja, para viver, os homens têm de, inicialmente, transformar a natureza, possuem necessidades, como alimentação, construção de abrigos e fabricação de utensílios, entre outros, sem o que não poderia existir.
Para Marx, qual é o ponto de partida para o estudo de qualquer sociedade?
Soluções para a tarefa
Respondido por
43
falou , falou , mas não deu a resposta!
Respondido por
16
Resposta:
As relações de classe.
Explicação:
Marx e Engels refletiam sobre a organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado.
Por isso, a definição de Marx quanto as divisões de classe, colaboram sobre a compreensão do capitalismo, e, principalmente quando levamos em consideração os aspectos da cultura pós moderna que vivemos, já introduzida na globalização.
Perguntas interessantes