Pedagogia, perguntado por Cristinaantonilde, 1 ano atrás

De acordo com os PCN (Brasil, 2008), somente o texto pode ser a unidade básica de ensino e os textos “organizam-se sempre dentro de certas restrições de natureza temática, composicional e estilística, que os caracterizam como pertencentes a este ou aquele gênero” (p. 23).



Para o filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, o conceito de gênero discursivo corresponde a tipos relativamente estáveis de enunciados (1992, p. 279) e apresenta três dimensões que podem ser definidas como:

Escolha uma:
a. O conteúdo temático, que corresponde ao assunto do texto; a forma composicional que se relaciona à estrutura textual, à coesão e à coerência, e o estilo, que diz respeito às escolhas pessoais de cada falante (ou autor).
b. O conteúdo temático, também identificado como o assunto do texto; a forma composicional que se relaciona às escolhas linguísticas do falante (ou autor) e estilo que corresponde ao grau de formalidade do gênero.
c. O conteúdo temático, que equivale ao que é dizível no texto; a forma composicional que é o mesmo que o tipo de texto predominante e o estilo, que corresponde às unidades linguísticas selecionadas pelo falante (ou autor).
d. O conteúdo temático, ou seja, aquilo que é dizível no gênero; a forma composicional que se relaciona à estrutura textual, à coesão e à coerência, e o estilo que corresponde às unidades linguísticas selecionadas pelo falante (ou autor).
e. O conteúdo temático, que corresponde ao assunto do texto; a forma composicional, que equivale às sequências textuais predominantes e o estilo, que determina se um gênero será oral ou escrito e formal ou informal.

Soluções para a tarefa

Respondido por dre91
49

O conteúdo temático, que equivale ao que é dizível no texto; a forma composicional que é o mesmo que o tipo de texto predominante e o estilo, que corresponde às unidades linguísticas selecionadas pelo falante (ou autor).

Respondido por leticiasales181
17

Correto: d. O conteúdo temático, ou seja, aquilo que é dizível no gênero; a forma composicional que se relaciona à estrutura textual, à coesão e à coerência, e o estilo que corresponde às unidades linguísticas selecionadas pelo falante (ou autor).

Perguntas interessantes