O maracatu é uma manifestação artística que teve
origem no estado de Pernambuco, na região Nordeste
do Brasil. Há dois tipos de maracatu. Quais são eles e
quais semelhanças apresentam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem dois tipos de Maracatu em Pernambuco, o Maracatu Nação e o Maracatu Rural. O primeiro, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, surgiu por volta dos séculos XVII e XVIII, durante o período escravocrata do país, misturando características das culturas africanas, indígenas e européias. Era inspirado nas coroações e autos do Rei do Congo e, no início, tinha uma conotação política entre os cativos. Com o tempo, rituais em torno dessas representações sociais, também ligados ao Candomblé, começaram a ser comuns nos encontros. Com a abolição da escravatura no Brasil, o Maracatu de Baque Virado passou, aos poucos, a se tornar um fenômeno típico dos carnavais.
Resposta:
Existem dois tipos de Maracatu em Pernambuco, o Maracatu Nação e o Maracatu Rural.
Explicação:
O Maracatu Rural também conhecido como baque solto, esse tipo de maracatu é típico de Nazaré da Mata, município localizado na zona da mata de Pernambuco.Sua origem é mais tarde, surgindo por volta do século XIX. Os seus participantes são trabalhadores rurais. O caboclo de lança é o seu personagem de destaque. Ele se veste de forma bastante característica, com um grande volume de fitas coloridas na cabeça, com uma gola coberta de lantejoulas e uma flor branca pendurada na boca, entre outros.
Maracatu Nação x Maracatu Rural
O Maracatu Nação, também conhecido como baque virado, é típico da zona metropolitana de Recife e é o ritmo afro-brasileiro que existe há mais anos. Os registros históricos indicam a possibilidade de ter surgido no ano de 1711.
O batuqueiro e os instrumentos usados por ele são muito importantes nesse tipo de maracatu. Enquanto isso, o caboclo de lança é a figura mais importante do maracatu rural. Enquanto o maracatu nação surge como o cortejo de uma corte, no maracatu rural o cortejo representa as brincadeiras dos trabalhadores rurais.
Além disso, a composição do cortejo, bem como os seus personagens são outros elementos que diferenciam ambas manifestações.