História, perguntado por dudinha000duda, 1 ano atrás

O mar mediterrâneo era a época das grandes navegações o caminho mais curto para se chegar ao oriente. por que motivo então, os países europeus não podiam utilizar essa rota marítima ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Tormouse
3
Devido a 3 fatores:
1-A rota mais próxima para o oriente era saindo do mar vermelho....mais nessa época não havia Canal de Suez, e o Canal dos Faraós (Que ligava o Mar Vermelho ao Rio Nilo, e consequentemente ao Mediterrâneo) havia sido abandonado.
2-Bulas Papais "Impediam" o comercio entre países cristãos e muçulmanos(Apesar de Republicas mercantes com Veneza e Gênova abastecessem o mercado de especiarias europeu quando as grandes navegações estavam apenas engatinhando)
3-As regiões do Egito da Judeia e da Nabateia eram dominadas pelos Mamelucos que controlavam o comercio de especiarias e impunham altos impostos o que se não inviabilizasse, tirava muito do lucro da revenda de especiarias.
Então como praticamente toda a costa da região era dominada por muçulmanos(Após a queda de Constantinopla) e misturando os outros 3 fatores o comercio pela rota: Mediterrâneo - Mar Vermelho era pouco lucrativo e até perigoso.
Isso impulsionou a era dos descobrimentos, ate que em 1497 Vasco da Gama contornou o Cabo da Boa Esperança criando uma nova rota marítima que tornou obsoleta a rota pelo mediterrâneo até 1869, com a construção do Canal de Suez.
Espero ter ajudado...coloquei um pouco mais do que você pediu mais....conhecimento nunca e demais.
Perguntas interessantes