Administração, perguntado por Mt110717, 10 meses atrás

O mapeamento do conhecimento, conforme explica Pereira (2018), envolve a localização dos conhecimentos importantes dentro da organização e posteriormente a sua disponibilização clara e objetiva. Esse mapeamento depende diretamente do estágio em que a organização se encontra frente aos quadrantes da janela do conhecimento.

PEREIRA, Luciano S. Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2018.


Sobre os quadrantes da janela do conhecimento, avalie as afirmações seguintes:

I. O Quadrante Sabemos o que Sabemos mostra que a organização é consciente quanto ao conhecimento possuído. Esse estágio denota uma organização madura que opera já há algum tempo em um ambiente estável.

II. Quando a organização encontra-se no quadrante Sabemos o que não sabemos, é necessário o mapeamento das informações dispostas na organização, pois a mesma não é consciente que tem algumas lacunas de conhecimento e precisa identificar quais são essas lacunas.

III. Quando a organização não está ciente do conhecimento que possui e acumula conhecimentos e experiências ao longo do tempo, ela encontra-se no quadrante Não Sabemos o que Sabemos.

IV. O quadrante Não sabemos o que não Sabemos mostra uma organização que não está ciente daquilo que ela não sabe, até mesmo quando o desconhecido pode significar um grande impacto no desempenho organizacional.


É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por sandraparis1
2

na minha opinião, sendo o todas estão corretas I, III, IV

Respondido por Matheusieti
2

Olá!



De fato a alternativa II não compete a noção dos quadrantes, visto que nela os administradores já possuem detalhes sobre o projeto.


Por isso, os resultados de trabalhos neste quadrante são a qualidade, ligado ao planejamento, desenvolvimento e identificação de oportunidades visando o equilíbrio, a visão e a perspectiva.


Além disso, também existe o quadrante urgente e não importante, esse que é composto por interrupções, telefonemas, correspondências e demais atividades triviais resultando em foco no curto prazo.



Até mais!

Perguntas interessantes