ENEM, perguntado por hpaesdesouza529, 1 ano atrás

O mapa representa a divisão da África no final do século XIX. Essa divisão
(A) persistiu até a vitória dos movimentos de descoloniza- ção da África, ocorridos nas duas primeiras décadas do século XX.
(B) foi rejeitada pelos países participantes da Conferência de Berlim, em 1885, por considerarem que privilegiava os interesses britânicos.
(C) incluiu áreas conquistadas por europeus tanto durante a expansão marítima dos séculos XV-XVI quanto no expansionismo dos séculos XVIII-XIX.
(D) foi determinada após negociação entre povos africanos e países europeus, durante o Congresso Pan-Africano de Londres, em 1890.
(E) restabeleceu a divisão original dos povos africanos, que havia sido desrespeitada durante a colonização europeia dos séculos XV-XVIII.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
51

A resposta correta é a letra C) incluiu áreas conquistadas por europeus tanto durante a expansão marítima dos séculos XV-XVI quanto no expansionismo dos séculos XVIII-XIX.

Alguns domínios Europeus na África, como Angola e também o Moçambique, são entendidos como heranças da expansão marítima dos séculos XV e XVI.  

Já nos séculos XVIII e XIX, ocorre o novo avanço europeu sobre o continente, estimulado principalmente pela revolução industrial.

Dentro desse contexto, temos a África que assume o papel de consumidores de produtos industrializados e fornecedora de matérias-primas .

Bons estudos!

Respondido por vitorlanduche
3

Resposta:

Letra c

Explicação:

Perguntas interessantes