Pedagogia, perguntado por drikaferrari96, 1 ano atrás

O Manifesto comunista inicia-se com a afirmativa de que as classes sociais sempre se enfrentaram e “mantiveram uma luta constante, velada umas vezes e noutras franca e aberta; luta que terminou sempre com a transformação revolucionária de toda a sociedade ou pelo colapso das classes em luta”. Portanto, a história das sociedades cuja estrutura produtiva baseia-se na apropriação privada dos meios de produção pode ser descrita como a história das lutas de classes. Essa expressão, antes de significar uma situação de confronto explícito - que de fato pode ocorrer em certas circunstâncias históricas - expressa a existência de contradições numa estrutura classista, o antagonismo de interesses que caracteriza necessariamente uma relação entre classes, devido ao caráter dialético da realidade.”

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
13

Você esqueceu das alternativas:

Marx distingue conceitualmente as classes em duas – a classe em si e a classe para si. Marque a seguir o conceito que define a classe em si.

A Pessoas que têm a mesma posição no que se refere à propriedade de bens ou de habilitações.

Falso. Pessoas que possuem a mesma posição em relação aos bens e habilidades não são, necessariamente, pertencentes a um mesmo agrupamento social.

B Grupo constituído pelo consumo de certos bens, por determinados comportamentos e modos de expressão.

Falso. O consumo não determina os grupos no que tange a uma visão com base em classes sociais de viés marxista.

C Grupo que possui em comum ideias, sentimentos e ocupações superando a subordinação dos interesses individuais.

Falso. Ideias e sentimentos em comum não são suficientes para determinar uma classe social da perspectiva marxista.

D Conjunto de membros de uma sociedade que são identificados por compartilhar determinadas condições objetivas, ou a mesma situação no que se refere à propriedade dos meios de produção.

Correto. A posição social é dada, principalmente, pela característica do indivíduo no que tange a condições objetivas, em especial a questão de sua relação com a propriedade.

Perguntas interessantes