Biologia, perguntado por Lahuendrew14, 1 ano atrás

O mandacuro (Cereus jamacaru) e um cacto tipico da Caatinga. E importante para a cultura sertaneja e esta associado a ambientes secos e quentes. A) Quais adaptacoes essa planta possui para sobreviver em um ambiente desse tipo? B) Que adaptacoes poderiam ser encontradas nos animais que vivem nesses ambientes?

Soluções para a tarefa

Respondido por quiquinha
175
adaptacoes das plantas:
raises mais longas,que alcançao depositos subterranios de agua.
raises muito modficadas,que possibilitam absorsaque diminue a perda agua por transpiraçao
camada de cera sobre as folhas e o caule, que evita a perda de agua
armazenamento de agua em partes da planta, como o caule e a folha.
adaptacoes dos animais:
revestimento imperveavel do corpo, que evita a perda exessiva de agua
menor produçao de urina e/ou produçao de feses mais secas, o que contribui para a diminuiçao da perda de agua pelo organismo
habito de viver em tocas. como nas tocas geralmente ha mais umildade que no ambiemte esterno, os animais so saem delas nos periudos menos quentes do dia.
Respondido por pedro24111997
23

  A) Os cactos não possuem folhas para que seu gasto de água seja menor, além disso ele possui raízes longas para que assim consiga obter a água localizada nas profundezas do solo, outra interessante adaptação consiste em criar um pequena camada de cera em volta de si para que a transpiração ocorra com menor perda de água.

B) Nos ambientes quentes podemos ver os animais com pelagem curtas, para conseguirem resistir melhor ao calor, outro ponto relevante é que tais animais são adaptados para comer e estocar muito alimento como gordura, que auxilia na termoregulação e na produção energética.

Aprenda mais sobre adaptações evolutivas: https://brainly.com.br/tarefa/5026476

Anexos:
Perguntas interessantes