História, perguntado por Aliiz, 10 meses atrás

O mais famoso de todos os quilombos, chamava-se Palmares. Comente como era a vida no Quilombo de Palmares.

Soluções para a tarefa

Respondido por prisciladelfim
4

No auge, Palmares era um povoado grande para os padrões da época: abrigava 20 mil habitantes e incluía nove aldeias, chamadas de mocambos (“esconderijos”, no dialeto banto falado pelos negros).

No auge, Palmares era um povoado grande para os padrões da época: abrigava 20 mil habitantes e incluía nove aldeias, chamadas de mocambos (“esconderijos”, no dialeto banto falado pelos negros).Apesar da aura utópica, o quilombo tinha pouco de sociedade alternativa. Pelo contrário. A própria palavra “kilombo”, em banto, quer dizer algo como “sociedade guerreira com rigorosa disciplina militar”. “Havia pena de morte para adultério, roubo e deserção”, afirma o historiador Dagoberto José Fonseca, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP). Como os quilombolas não deixaram registros escritos, seus hábitos não são totalmente conhecidos. Sabe-se, porém, que eles eram governados por um rei, com o título de Ganga Zumba (“grande chefe”), assistido por um conselho composto pelos chefes dos vários mocambos.

Respondido por um7guest7
1

Resposta:

Primeiramente, a vida no quilombo girava em torno da questão da segurança, uma vez que  portugueses representavam uma grande ameaça e frequentemente tentavam destruir  Palmares. Assim, o quilombo foi construído em uma região que lhe garantisse uma segurança  extra. A região que o Quilombo ficava era uma região de serra, bastante despovoada e com  matas densas.

Perguntas interessantes