“O maior terremoto já registrado em solo brasileiro ocorreu em Mato Grosso, há exatos 60 anos. O tremor de terra, de magnitude 6,2 na escala Richter, foi na Serra do Tombador, região Norte do estado, a 100 km da cidade de Porto dos Gaúchos, no dia 31 de janeiro de 1955. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o abalo não trouxe danos à escassa população que na época vivia nas proximidades do tremor. Se tivesse acontecido no centro de uma cidade como Cuiabá, por exemplo, o sismo poderia derrubar casas e prédios, entre outras consequências”.
Holland, C. Portal G1, 31 jan. 2015.
Os terremotos no Brasil são pouco comuns e costumam acontecer em grandes profundidades, causando menores prejuízos sociais, graças à estabilidade geológica do relevo do país. No entanto, o que explica a existência de eventuais tremores, a exemplo do ocorrido na Serra do Tombador?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Os terremotos no Brasil, pouco comuns, ocorrem em baixíssimas magnitudes e com pouca frequência, causando impactos menores se compararmos com países localizados em regiões geologicamente instáveis. No entanto, os terremotos acima de 6 graus podem acontecer em áreas onde possam existir falhas geológicas, a exemplo da Serra do Tombador, citada no texto introdutório da questão.
Explicação:
Bons estudos!!
Perguntas interessantes