Geografia, perguntado por tahrosa4, 11 meses atrás


PERGUNTA 3: SOUZA (2004) afirma que as cidades mal planejadas sofrem graves problemas com o fenômeno denominado ilha de calor, que ocorre em locais com excessiva quantidade de construções e baixa concentração de áreas verdes onde a temperatura é mais elevada que áreas vizinhas não urbanizadas. Este aumento da temperatura em algumas áreas urbanas vem prejudicando a saúde dos seus habitantes. As áreas urbanas apresentam características estruturais que tornam complexa a identificação dos seus problemas, pois não apresentam continuidade ou homogeneidade. São áreas formadas por diversos materiais que refletem ou irradiam a energia eletromagnética de maneiras diversas, apresentando grande amplitude espectral e altas frequências espaciais dificilmente separáveis. A heterogeneidade espectral é decorrente da diversidade da paisagem urbana, que é formada por diversos materiais: concreto e asfalto nas construções e vias, telhados de diferentes materiais, solo exposto, áreas verdes, praças, árvores, etc. (IWAI, 2003). Deste modo, é necessária a utilização de instrumentos e metodologias que permitam analisar o quanto cada elemento constituinte das diferentes regiões urbanas contribui na geração das ilhas de calor.

Defina com base no texto as questões em verdadeiras ou falsas.

(I) A “ilha de calor” é um fenômeno típico de grandes aglomerações urbanas, resultado da elevação das temperaturas médias nas zonas centrais da mancha urbana, em comparação com as zonas periféricas ou com as rurais.
(II) A substituição da vegetação por grande quantidade de casas e prédios, ruas e avenidas, pontes e viadutos e uma série de outras construções, que é tanto maior quanto mais se aproxima do centro das grandes cidades, aumenta significativamente a irradiação de calor para a atmosfera. Além disso, na atmosfera das zonas centrais da cidade é muito maior a concentração de gases e materiais particulados lançados pelos automóveis e pelas fábricas, responsáveis por um efeito estufa localizado, que colabora para aumentar a retenção de calor.
(III) A elevação da temperatura nas áreas centrais da mancha urbana facilita a ascensão do ar, quando não há inversão térmica, formando uma zona de baixa pressão. Isso faz com que os ventos soprem, pelo menos durante o dia, para essa região central, levando, muitas vezes, maiores quantidades de poluentes. Assim, sobre a zona central da mancha urbana forma-se uma “cúpula” de ar pesadamente poluído.

a) Apenas a questão II é falsa.
b) I, II e III são verdadeiras.
c) Apenas a questão III é falsa.
d) I e II são falsas.
e) II e III são verdadeiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
5

c) Apenas a questão III é falsa.

1. Correto. As ilhas de calor são fenômenos gerados pelos intensos processos de urbanização e industrialização, fazendo com que ocorra aglomeração de áreas urbanas e aumento da temperatura local.

2. Correto. Os processos de urbanização e industrialização exacerbados, somados à retirada de áreas onde locais verdes predominam, corroboram com o aumento da temperatura atmosférica.

3. Incorreto. O processo de inversão térmica é mais agravado em decorrência da grande aglomeração urbana citada.

Respondido por tayeferreira15
1

Resposta:

b) I, II e III são verdadeiras.

Explicação:

Perguntas interessantes