O maior São João do mundo - Campina Grande - PA
O maior São João do mundo define-se na utopia de um importante tipo de celebração da atualidade que utiliza a religião apenas como pano de fundo, ao cooptar o plano simbólico, histórico e identitário da cultura popular motivada por crenças cristãs e suas derivações, mas na forma de espetáculos transversalmente culturais, de acordo com os modelos da contemporaneidade [...]
Canclini (2008) vê a questão em termos de hibridismos culturais, em que as expressões tradicionais dos grupos étnicos, regionais e nacionais são influenciadas por manifestações exteriores, não sendo mais possível a imutabilidade das culturas tradicionais, ainda presas ao passado rural, em virtude das mudanças e redefinições decorrentes das novas sociedades industriais e urbanas. O popular apenas subsiste junto às culturas contemporâneas mais hegemônicas, não sendo totalmente homogeneizado pela ordem global que atravessa fronteiras, mas cooptado com bens de consumo cultural, particularmente como produto de interesse turístico.
NÓBREGA, Z. Disponível em: repositorio.ufba.br. Acesso em: 3 jul. 2015 (adaptado).
De acordo com o texto, grandes festas da cultura popular brasileira são marcadas hoje principalmente pelo propósito de
a) conservação da religiosidade, crenças e dos hábitos do povo local.
b) divulgação das crenças e costumes populares de uma região para o mundo.
c) apropriação de empresários que desvalorizam os costumes em detrimento do lucro.
d) modernização das bases culturais para torná-las próximas do ambiente urbano atual.
e) comercialização da mistura das tradições existentes com elementos da nova sociedade.
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Alternativa e. O texto pondera que não é mais possível que culturas tradicionais permaneçam sem mudanças, porém tem se acelerado o que o autor chama de hibridismo.
- O autor salienta que manifestações populares não chegam a ser diluídas.
- Porém, aponta que são cooptadas, virando objeto de comércio e turismo.
As festas populares e a identidade local
O texto menciona que a nova sociedade tem uma forte tendência à homogeneização de culturas, já que o funcionamento das grandes cidades tende a ser muito parecido em todos os lugares.
- Trata-se de uma variação do conceito de modernidade, discutido desde o século XIX.
- O autor do excerto aponta, porém, que nem todas as características locais perdem sua identidade.
- Algumas festas populares permanecem. Entretanto, não de forma intocada.
- Elas viram objeto de interesse comercial e empresarial e se tornam, elas mesmas, produto.
As alternativas da questão oferecem interpretações:
- a. Incorreta. Não se trata de preservar religiosidade, segundo o autor.
- b. Incorreta. A motivação não seria de divulgação.
- c. Incorreta. O texto não fala em desvalorizar costumes por lucro, mas sim enquadrar os costumes em uma perspectiva comercial.
- d. Incorreta. O fenômeno ocorre na direção contrária. Não se trata de modernizar as culturas, mas comercializar o que ainda tenham de diferente.
- e. Correta. O texto fala na comercialização das tradições em um novo contexto social.
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