O lucro é uma forma de rendimento que está relacionada ao trabalho. O lucro é maior à medida que se paga menos pela força de trabalho. Se o capitalista corta o salário de seus empregados, seu lucro é maior; se ele aumenta os salários, seu lucro é menor. Por isso, há um movimento constante para reduzir o valor da força de trabalho, com o objetivo de aumentar os lucros. Reflita sobre essa questão: existe a possibilidade de chegar a uma condição mais equilibrada entre trabalhadores e capitalistas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Creio que uma condição de equilibrio entre trabalhadores e empresários seria do contratante realizar os pagamentos conforme a produtividade dos funcionários, os funcionários que obtém melhores resultados deve ganhar mais.
Em paises desenvolvidos, a maior parte dos trabalhos simples são automatizados, por motivos simples (máquinas não fazem greves, não ficam doentes, trabalham mais rápido, não existe direitos dos róbos). Nesse caso, ao ínves de vc contratar 50 trabalhadores para realizar funções simples, compram-se máquinas que terão melhor produtividade e contrata-se apenas 1 engenheiro para realizar possíveis manutenções, consertos.
Ou seja, nessa situação acima, muito comum atualmente, o empresário tem maior lucro e o trabalhador que foi contratado também, pois o trabalho dele resultará em maiores ganhos.
A lógica então é: O trabalhador deve se especializar -> o seu trabalho gera maiores resultados -> o chefe lhe paga mais.
Outro aspecto importante: Deve haver também um valor um sálario mínimo por lei , afim de garantir que o trabalhador não seja explorado (ganhe um salário miserável trabalhando muito), apesar de que o sálario mínimo ideal para viver de maneira digna no Brasil deveria ser de no mínimo de 2500 reais neste ano de 2020.