Português, perguntado por rafahondo123, 8 meses atrás

O lobo e o cordeiro Um lobo, saciado de comida, viu um cordeiro caído no chão. Compreendendo que ele caíra de medo, aproximou-se e pôs-se a confortá-lo, dizendo que se ele lhe apresentasse três proposições verdadeiras, poderia ir embora. Então, o cordeiro disse, primeiro, que não tinha gostado de encontrá-lo; segundo, que esperava que o lobo não fizesse nada contra ele, porque era cego; e, terceiro, “que possam todos os lobos morrer da pior morte, porque, sem terem sofrido nenhum mal de nossa parte, vocês nos atacam com maldade”. O lobo, aceitando a verdade do que ele dissera, libertou-o. A fábula mostra que, muitas vezes, a verdade tem força junto aos inimigos. SMOLKA, Neide. In: Esopo: Fábulas completas. São Paulo: Moderna, 1994. p. 130. Adaptado. 3. No enunciado escrito, o modo como a linguagem é usada permite ao leitor perceber a importância de determinados sinais de pontuação, palavras, expressões e frases que são parte do contexto comunicativo. A) Na fábula O lobo e o cordeiro, há um termo, isolado por vírgulas, que possibilita ao leitor entender por que o lobo, sendo um animal selvagem e carnívoro, não devorou o cordeiro. Indique esse termo.

Soluções para a tarefa

Respondido por carlosdodo007
1

Resposta:

O lobo estava saciado ou seja sem fome, chei de comida

Explicação:

CONFIA


paulocsrborri: Certeza?
Respondido por jalves26
0

O termo "saciado de comida" é o que nos permite entender o porquê de o lobo NÃO ter devorado o cordeiro. O lobo estava satisfeito, ou seja, não tinha fome.

Predicativo ou aposto explicativo

O termo indicado acima é classificado como predicativo, pois expressa um atributo momentâneo do lobo: ele está saciado naquele momento.

Se o atributo se referisse a um estado permanente do animal, então seria classificado como aposto explicativo.

Em ambos os casos, sendo aposto ou predicativo, os termos devem ficar isolados por vírgula.

Mais sobre predicativo em:

https://brainly.com.br/tarefa/6374634

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes