O lítio foi identificado no século XIX a partir das observações do naturalista e estadista brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva. Em 2019, esse elemento ganhou destaque devido ao Prêmio Nobel de Química, entregue aos pesquisadores John Goodenough, Stanley Whittingham e Akira Yoshino pelas pesquisas que resultaram na bateria recarregável de íon lítio. Durante o desenvolvimento dessa bateria, foi utilizado um eletrodo de CoO2(s) (semirreação I) em conjunto com um eletrodo de lítio metálico intercalado em grafita (LiC6(s)) (semirreação II) ou um eletrodo de lítio metálico (Li(s)) (semirreação III).
#FUVEST
Soluções para a tarefa
Para a), b) e c) respectivamente, temos: CoO2 (s) + Li (s) >>> LiCoO2 (s) ; O agente redutor mais forte é o Li(s) ; 8 g/mol.
Vamos aos dados/resoluções:
Para alternativa a) Redução: CoO2 (s) + Li + (aq) + e- >>> LiCoO2 (s) ; Oxidação: Li (s) >>> Li+ (aq) + 1e- , logo, sua reação global será de:
CoO2 (s) + Li (s) >>> LiCoO2 (s) ;
Para alternativa letra b) é sabido que o agente redutor é a espécie química que provoca a redução, ou seja, que sofre oxidação. A espécie que apresenta maior tendência a sofrer oxidação é aquela que apresenta o maior potencial de oxidação, logo:
Li (s) Eoxi = +3,04 V | LiC6 (s) Eoxi = +2,84V .
Podemos concluir então que o Li(s) é mais forte porque apresenta o maior potencial de oxidação (3,04v) ;
Para alternativa letra c) Sabemos que a messa molar da substância é igual a 306,8 g/mol ,logo, a massa molar de x:
Mx + Al + 4 . Si + 10 . 16 = 306,8 g/mol .
Mx + Al + 4 . Si + 10 . o = 306,8 g/ mol ;
Mx + 27 g/mol + 4 . 28 g/mol + 10 . 16g / mol = 306,8 .
Mx = 8g/mol (que é a massa molar do lítio)
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)