O limite entre a ciência e a tecnologia não é claramente definido, pois não estamos habituados a imaginar a ciência sem a sua aplicação: a técnica. Para Nietzsche (2000 apud BARRA et al., 2006), a ciência e a tecnologia são valores, muito mais que coisas, objetos ou saberes, e por isso também habitam os campos das reflexões filosóficas e epistemológicas. Assim, sendo o hospital cada vez mais um local repleto de equipamentos de alta tecnologia, se encontram excelentes técnicos, que conhecem muito bem os seus aparelhos, porém parecem inexperientes ou não qualificados “na arte de confortar, de ir ao encontro das pessoas sofredoras que perdem sua identidade e são identificadas friamente como um caso ou como um número”.
No que tange a indagação sobre a tecnologia e sua influência na vida humana, bem como que se deve considerar apenas os benefícios no que diz respeito à biotecnologia, analise as assertivas e identifique a que expressa a vertente da visão liberal:
I - Os seres humanos têm liberdade e não há discussão sobre o tema, mas que as novas tecnologias suscitam problemas individuais e sociais, que ainda não foram equalizados por falta de conhecimento das implicações dos resultados e por isso, se houver dúvida, deve-se descontinuar os experimentos e indicar outros especialistas que tenham melhor poder de decisão e intencionalidade.
II - O ser humano não deve se sujeitar às posições públicas e sociais, tampouco a qualquer reserva à sua liberdade individual, pois a sua moral o torna responsável pelo seu futuro e por isso, não deve sujeitar-se aos possuidores do conhecimento ou do poder público.
III - A tecnologia pode interferir na vida humana mesmo sem a análise ética de sua aplicação.
Assim, é correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma:
a. I e II.
b. II, III.
c. III.
d. II.
e. I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
58
somente o item II está correto: o sere humano nao deve se sujeitar `as posiçoes publicas e sociais
aristotelesadv:
tenho dúvidas acho que é a I e a II
Respondido por
6
Resposta:
>>>II <<< O ser humano não deve se sujeitar às posições públicas e sociais, tampouco a qualquer reserva à sua liberdade individual, pois a sua moral o torna responsável pelo seu futuro e por isso, não deve sujeitar-se aos possuidores do conhecimento ou do poder público.
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás