O liberalismo se desenvolveu durante os séculos XVIII e XIX, marcando profundamente os diversos aspectos da sociedade ocidental. Essa ideologia pode ser reconhecida através: a) do forte apelo democrático, advogando a necessidade de se assegurar a participação de todos os indivíduos nas esferas política e econômica. b) da aversão à intervenção direta do Estado, visto como principal obstáculo ao pleno desenvolvimento das forças econômicas e sociais. c) da busca pelo equilíbrio entre os interesses da livre-iniciativa e os de cunho social, propondo o estabelecimento de limites à ação do capital. d) do encorajamento à formação de associações representativas de trabalhadores e de patrões capazes de garantir conquistas coletivas
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) Da aversão à intervenção direta do Estado, visto como principal obstáculo ao pleno desenvolvimento das forças econômicas e sociais.
Explicação:
O Liberalismo, segundo seus principais teóricos, é uma doutrina que luta pela liberdade e pelos direitos individuais, pela igualdade perante a lei, pela proteção da propriedade privada e pelo livre comércio. Seu surgimento é consequência do desejo de alguns grupos de limitar a ação do Estado na vida de cada cidadão e na economia.
Segundo Locke, a soberania do poder provém do povo, e não de Deus. Por isso, ele propôs a substituição do absolutismo por uma relação de contrato entre governadores e governados, devendo as bases desse relacionamento serem estabelecidas por um conjunto de leis escritas, uma constituição.