História, perguntado por cintiasikora, 4 meses atrás

A independência foi um processo que não ocorreu num único instante. Ela foi resultado de várias articulações políticas, econômicas e sociais locais, na América Portuguesa, em paralelo a desarticulações do Antigo Regime na Europa. Sobre o que marcou a Confederação do Equador (1824), assinale a alternativa CORRETA:
A) Movimento interno, para que se transformasse a política do Imperador em uma guerra civil nas demais províncias.
B) Apoio das províncias do Nordeste contra a metrópole que exigia o retorno do Pacto Colonial.
C) Descontentamento, porque o Imperador dissolvera a Assembleia Constituinte em que o Nordeste contava com significativa representação.
D) Apoio ao movimento interno nas províncias em que firmavam e aceitavam a Constituição de 1824, como a única saída para resolver os problemas regionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
0

A Confederação do Equador foi um movimento de descontentamento das províncias do Nordeste contra a conduta autoritária de D. Pedro I ao estabelecer uma Constituição monarquista (alternativa C).

A Confederação do Equador

O movimento teve início em Pernambuco, com a dissolução da Assembleia Constituinte, que garantia a representação das províncias no processo de construção da constituição. Além da dissolução, D. Pedro I outorgou uma  constituição que lhe dava amplos poderes, o que não era desejado pelas províncias. Por isso, teve início um movimento republicano, que foi abafado pela coroa.

Leia mais sobre a constituição de 1824 em:

https://brainly.com.br/tarefa/19173556

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes