O juramento na sala do jogo de péla, representado artisticamente na ilustração, assinalou a rebelião do Terceiro Estado, apoiada por dissidentes da nobreza e do clero, na reunião dos Estados Gerais, em 1789. A partir daí, foi possível que
A
o clero organizasse a Assembleia Constituinte para que mantivesse seus privilégios sobre as propriedades rurais.
B
os nobres reorganizassem as políticas tributárias para diminuir os encargos mais pesados sobre a população rural.
C
a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, afirmando a primazia do clero sobre os outros estamentos, fosse instituída.
D
os impostos sobre a população fossem redistribuídos de modo equilibrado para todas as outros estamentos, incluindo os monarcas.
E
as camadas populares, também chamadas de Terceiro Estado, tomassem as ruas parisienses, assaltassem a fortaleza da Bastilha e abolissem os direitos e deveres feudais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Letra E
Explicação:
Em busca de armas para conter as tropas do rei que se preparavam para prender os deputados, o povo invadiu e derrubou a Bastilha, uma prisão do Estado, símbolo da opressão absolutista. Apesar de estar praticamente vazia no dia da invasão, a Bastilha já tinha recebido muitos presos políticos, como alguns defensores das ideias iluministas que criticavam o poder do rei.
No autoritário regime absolutista, uma crítica ao rei poderia levar alguém à prisão, sem direito a julgamento. Além disso, várias outras arbitrariedades eram comuns. A Queda da Bastilha, no dia 14 de julho de 1789, tornou-se o símbolo do início da Revolução Francesa.
Enquanto isso, no campo, alastrava-se o que ficou conhecido como Grande Medo. Episódios marcados por extrema violência foram protagonizados por camponeses enfurecidos, que linchavam nobres, saqueavam propriedades e incendiavam castelos. Isso provocou a fuga de muitos nobres para países vizinhos, como a Áustria e a Prússia. O Grande Medo resultou na abolição dos direitos e impostos feudais.
Resposta:
Explicação:
Letra E
A Revolta da Sala do Jogo de Pela ocorreu como expressão da insatisfação do Terceiro Estado e de parte da nobreza e do clero contra a decisão da Convocação dos Estados Gerais em manter o voto por estamento sobre questões importantes, como, por exemplo, a cobrança de impostos sobre o clero e nobreza. A partir deste momento, os revoltosos se declararam em Assembleia Nacional Constituinte, passando a desencadear uma série de ações populares e políticas em direção ao processo revolucionário francês, como a Tomada da Bastilha e a publicação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, acabando com os privilégios feudais.