O juiz de paz da roça
Martins Pena (1815-1848)
JUIZ (assentando-se): Sr. Escrivão, leia o outro requerimento.
ESCRIVÃO (lendo): Diz Francisco Antônio, natural de Portugal, porém brasileiro, que tendo ele casado com Rosa de Jesus, trouxe esta por dote uma égua. “Ora, acontecendo ter a égua de minha mulher um filho, o meu vizinho José da Silva diz que é dele, só porque o dito filho da égua de minha mulher saiu malhado como o seu cavalo. Ora, como os filhos pertencem às mães, e a prova disto é que a minha escrava Maria tem um filho que é meu, peço a V. Sa. mande o dito meu vizinho entregar-me o filho da égua que é de minha mulher”.
JUIZ: É verdade que o senhor tem o filho da égua preso?
JOSÉ DA SILVA: É verdade; porém o filho me pertence, pois é meu, que é do cavalo.
JUIZ: Terá a bondade de entregar o filho a seu dono, pois é aqui da mulher do senhor.
JOSÉ DA SILVA: Mas, Sr. Juiz...
JUIZ: Nem mais nem meios mais; entregue o filho, senão, cadeia.
O efeito cômico produzido pela leitura do requerimento decorre, principalmente, do seguinte fenômeno ou procedimento linguístico:Leitura Avançada
A) paráfrase.
B) sinonímia.
C) ambiguidade.
D) paródia.
E) intertextualidade.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa “C” - Ambiguidade
O efeito cômico é produzido pela ambiguidade: alternativa C.
Ao jogar com os muitos sentidos (no caso, seria polissemia, não ambiguidade, mas sigamos com ambiguidade que é o que temos nas respostas) das expressões égua, filho d'égua, égua de minha mulher teve um filho, etc, . Martins Pena produz um efeito cômico muito forte, que fica evidente para o leitor no trecho cittado e em toda a obra O juiz de Paz da Roça.
Martins pena e o Juiz de Paz da Roça
Martins Pena é conhecido por ter introduzido a dramaturgia ("peças" teatrais) na literatura do Brasil com a peça O Juiz de Paz da Roça, e também por ter dado à dramaturgia nacinal, como Gil Vicente em Portugal e Molière na França, um olhar social crítico, porém, por meio do cômico.
Desse modo, sua mensagem foi assimilada de forma simples, e conduzia o leitor ou platéia à reflexão de forma expontânea.
Em todas as suas peças, a crítica social era presente, sempre com foco nos valores sociais e costumes da época, expondo a hipocrisia, a corrupção e outros aspectos da sociedade da época. Este é um dos fatos que tornam suas obras atuais ainda hoje, quase dois séculos já passados desde o seu "lançamento".
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