O Jogo de Empresa é considerado um jogo vivencial e, nesse modelo de atividade, o erro acontece quase que a todo o momento. Então, a correr risco ao tomar decisão deve ser incentivado. Encorajar é uma das principais ações do facilitador; porém, o facilitador comete erros. Das alternativas a seguir, qual NÃO é uma do facilitador? a. Encorajar as ações. b. Usar o jogo pelo jogo. c. Aplicar jogos sem planejamento prévio. d. Assumir uma postura agressiva inflexível e agressiva perante o grupo. e. Pensar que já sabe tudo sobre jogos e não se atualizar.
Soluções para a tarefa
Resposta: A
Explicação: Encorajar as ações.
Resposta:
Resposta letra A: Encorajar as ações.
Explicação:
Em resumo, o papel do facilitador é:
· Atuar como educador;
· Identificar e atuar de acordo com as regras do grupo;
· Reconhecer e proporcionar atividades de acordo com as fases do grupo;
· Encorajar as ações;
· Reforçar o processo segundo as etapas do ciclo de aprendizagem vivencial.
É importante, também, apontar os principais erros de um facilitador:
· Pensar que já sabe tudo sobre jogos e não se atualizar;
· Usar o jogo pelo jogo;
· Assumir postura agressiva inflexível e agressiva perante o grupo;
· Passar pelo jogo sem trabalhar o ciclo de aprendizagem vivencial;
· Usar o jogo como um fim, e não como um meio;
· Aplicar jogos sem planejamento prévio;
· Ignorar a dinâmica de grupo durante as vivências