Administração, perguntado por Anacarol1000, 11 meses atrás

O Investimento pode ser definido como a inserção de recursos monetários em projetos específicos ou gerais, tanto pelas pessoas físicas quanto pelas organizações. Quando fala-se em investimentos de pessoa física, estes normalmente relacionam-se à ampliação de patrimônio (como a aquisição de imóveis, ações, empresas, etc.) e ou às aplicações financeiras de recursos (poupança, CDB, Tesouro Direto, etc.). Por outro lado, quando se fala em investimentos organizacionais, a teia de oportunidades que estes investimentos podem trazer é bem mais ampla. Uma organização pode decidir investir, por exemplo, para ampliar a sua capacidade fabril, ou ainda o seu patrimônio; este investimento pode ser realizado pensando-se na obtenção de lucratividade, ou na maximização desta para a empresa e / ou para os sócios. Quando se fala em investimentos organizacionais, deve-se pensar ainda na possibilidade de aumento da participação da empresa no mercado (aumento do market share), ou ainda no deslocamento desta empresa no mercado ou para outro mercado. Organizações também optam por investir em determinados setores ou projetos para fim de melhorar a sua imagem ou, assim como as pessoas físicas, obter novas fontes de receitas (neste caso financeiras), com a aplicação dos recursos excedentes. Corroborando com estas informações, o "Portal do Investidor" traz explicações sobre as motivações para que estes investimentos ocorram, as diferenças entre investir e poupar e demais detalhes sobre o universo dos investimento. Diante de todo o exposto, considerando os materiais de estudo disponibilizados a você sobre o tema, e as conteúdos abordados no "Portal do Investidor", responda o que se pede, com as suas palavras:
a) Considerando investimentos de pessoa física, qual seria a ordem correta para proceder: poupar e depois investir, ou investir e depois poupar? Justifique a sua resposta, exemplificando.
b) Considerando investimentos organizacionais, quando vale a pensa investir em aplicações financeiras (CDB, Tesouro Dir

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
12

a) Na verdade, o mais indicado é que a pessoa faça aportes mensais em algum tipo de investimento. São os investimentos que, de fato, irão dar remunerar o capital do investidor.

Exemplo prático para a pessoa física: investir mensalmente 20% do salário no Tesouro Direto.

Com relação ao ato de poupar, podemos considerar que: na verdade, poupar significa guardar dinheiro.

b) Para as organizações, os investimentos devem ser realizados em períodos com boas taxas de retornos, em que os ganhos sejam compatíveis com os objetivos definidos pela cúpula organizacional.

Exemplo prático: caso um CDB esteja rendendo 9% a.a, é possível considerar um aporte de R$ 100.000,00 neste tipo de investimento fixo. Com isto, o lucro da empresa será de R$ 9.000,00 no ano. Caso o proprietário queira aplicar este dinheiro (do lucro) em algum projeto, ele terá essa opção.

Cuide-se bem!

Perguntas interessantes