O interesse na qualidade do solo tem sido estimulado por uma maior conscientização de que o solo é vital tanto para a produção de alimentos e fibras, como para o funcionamento global dos ecossistemas. A qualidade do solo pode ser definida, em termos gerais, como a capacidade de um solo de funcionar dentro dos limites de ecossistemas naturais ou manejados, sustentando a produtividade vegetal e animal, mantendo ou promovendo a qualidade da água e do ar, além de promover saúde animal e vegetal. Além disso, propriedades como estabilidade e resiliência dos solos também estão inseridas nas definições de qualidade do solo. Neste contexto, sabe-se que os organismos do solo são sensíveis às práticas de manejo do solo, aos impactos de origem antrópica, bem como as propriedades inerentes do próprio ecossistema, tais como o clima, a vegetação e o solo. Portanto, essa habilidade para integrar propriedades físicas, químicas e biológicas do ecossistema, tornam os organismos que habitam o solo potenciais bioindicadores da qualidade do solo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O solo é um recurso natural vivo e que condiciona e sustenta a produção e regula o balanço global do meio ambiente. A manutenção individual definida como a capacidade de funcionar dentro do ambiente para a produtividade biológica, sustentando a qualidade ambiental e promovendo a saúde das plantas e dos animais, sendo a saúde do uso de qualidade orgânica, química e biológica. O critério para o uso dos indicadores solo é a sua capacidade de interferir nos processos ecológicos, integrados como características biológicas e biológicas, adaptados e facilmente adaptados às condições ambientais e de manejo, além de ser útil por especialistas, técnicos e facilmente utilizáveis. Neste sentido, os microrganismos se enquadram como medidas de qualidade do solo utilizadas. Os principais indicadores microbiológicos são a biomassa microbiana, a respiração, a nodulação por rizóbio, o quociente ativo a atividade enzimática do solo. Os indicadores microbiológicos são ferramentas úteis para avaliação da qualidade do solo em curto e longo período.
Explicação:
O solo é a base de tudo onde esse recurso natural e dinâmico onde possui muitos seres vivos, que condiciona e sustenta fertilidade os atributos físicos e químicos do meio ambiente terrestre, ou seja, o solo que sofre interferência.
O solo e seus indicadores
Os agentes que atuam como indicadores no solo são os microbiológicos, onde podemos apontar a biomassa microbiana, a respiração, e a nodulação por rizóbio, esses indicadores microbiológicos são ferramentas úteis para avaliar a qualidade do solo em curto e longo período.
Leia mais sobre o solo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/111386
#SPJ2