História, perguntado por Katarinesilva141, 11 meses atrás

o interesse de fazendeiros e da coroa imperial pela imigração europeia para o Brasil, na segunda metade do século XIX, estimulou novo fluxo de mão de obra no pais, no contexto de declínio e extinção da escravidão. Quais foram os motivos que levaram o governo imperial apoiar a introdução dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro ?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
23

O primeiro motivo foi o racismo, uma vez que temiam que a abolição da escravatura (que parecia inevitável) transformasse o Brasil em um "país de negros", de modo que favoreciam a imigração como uma maneira de garantir o "controle demográfico" do país, mantendo-o como um país de maioria branca.

O segundo motivo foi a necessidade de mão de obra qualificada e de manter íntegro o território nacional, que era muito extenso e tinha ainda muitas regiões desocupadas, de modo que era relativamente fácil atender a um grande número de imigrantes.

Respondido por md4975106
6

Resposta:Pois a abolição sa escravidão tava próxima e fazendeiros do oeste paulista ja estavam substituíndo a mão de obra escrava pela de imigrantes, cerca de mil colonos de origem germânica e suíça vieram trabalhar sobre regime de parceria, porém esse regime não deixavam eles contentes.... Mas em fim tudo começou pela uma tentativa de adiantar a substituíção de mão de obra escrava, fazendeiros que não pensaram nisso faliram e alguns que desrespeitaram a lei Eusébio de queiróz foram presos ;)

Explicação:

Perguntas interessantes