História, perguntado por DanielaPaiva1982, 6 meses atrás

O intercâmbio cultural entre micênicos e cretenses (minoicos), deu origem à chamada civilização creto-micênica, considerada a principal ancestral da civilização da Grécia antiga. Com relação a esses povos, é INCORRETO afirmar que

Soluções para a tarefa

Respondido por vinisilva0
1

Explicação:

A Civilização Micênica desenvolveu-se na Grécia continental, aproximadamente entre 1600 a.C. e 1200 a.C., durante o Período Pré-Homérico. Os micênicos, também conhecidos como aqueus, formaram a última grande civilização desse período, e sua sociedade possuía um comércio ativo e era governada por um rei auxiliado por uma aristocracia guerreira.

Surgimento dos micênicos

Os historiadores acreditam que os micênicos tenham se fixado na Península Balcânica (onde fica a Grécia) por volta de 2000 a.C. Ainda assim, o período de 1600 a.C. e 1200 a.C. foi estabelecido como o auge dos micênicos, época em que exerceram a hegemonia sobre a Grécia continental e as ilhas do Mar Egeu.

Os micênicos eram um povo indo-europeu que, assim como muitos outros, iniciou um processo de migração e acabou estabelecendo-se na Europa (outros povos indo-europeus estabeleceram-se no planalto iraniano e na Índia). A partir de registros arqueológicos, os historiadores concluíram que os micênicos referiam-se a si mesmos como “aqueus”. O nome “micênico” foi utilizado em referência à cidade de Micenas.

Por volta de 1400 a.C., os micênicos absorveram a civilização cretense e ampliaram seu domínio para a ilha de Creta e todo o Mar Egeu. Isso fez com que determinados elementos da cultura cretense fossem assimilados pelos micênicos, como certos símbolos sagrados da religião cretense que também foram encontrados na religião micênica: o labrys (machado de lâmina dupla) e o chifre.

Características da sociedade micênica

Típico capacete feito de presas de javalis que era utilizado pelos guerreiros micênicos*

Os micênicos constituíram grandes cidades na Grécia continental e, entre elas, destacaram-se: Pilos, Tirinto, Argos. A grande cidade micênica, porém, era Micenas, localizada na Península do Peloponeso, que era caracterizada como extremamente fortificada.

A construção de fortificações era uma característica das cidades micênicas, e algumas chegavam a ter muros de 13 metros de altura e de até 8 metros de largura. As cidades micênicas – assim como nas cidades cretenses – tinham no palácio o grande centro administrativo, econômico e religioso, além de ser um local onde se estocavam inúmeras mercadorias.

A partir da existência de grandes fortificações, e também das evidências registradas nos afrescos (pinturas nas paredes dos palácios), os historiadores conseguiram concluir que a sociedade micênica era militarizada e que possuía uma aristocracia guerreira. Essa elite guerreira tinha importante papel na sociedade junto de sacerdotes e do rei, a autoridade máxima. Isso nos leva à conclusão de que a sociedade micênica também fosse estratificada.

Perguntas interessantes