O instrumento padronizado, o teste, fundamenta-se na concepção de que uma determinada forma de expressão constitui a chave de acesso ao potencial. Não é relevante, neste debate, se se acredita ter acesso direto ao potencial ou que uma determinada forma de expressão seja superior às demais; ambas as crenças apenas justificam o fato de que o teste elege uma forma de expressão como a única que merece ser considerada. Isto vale tanto para os testes mais simples de equilíbrio, como para os mais sofisticados, no campo das funções intelectuais superiores, exatamente o campo onde o conhecimento é mais complexo, mais controverso, o que diferencia o ser humano das outras espécies. (MOYSES, 1997)
De acordo com o texto, Inteligência Abstraída, de Maria Aparecida Affonso Moysés e Cecília Azevedo Lima Collares, a prova pode ser entendida como um meio de avaliação escolar?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
Sim!
As provas representam importante instrumentos avaliativos tanto para os educandos, quanto para os educadores, pois permitem avaliar os conhecimentos aprendidos pelos alunos, como promovem um feedback sobre as didáticas desenvolvidas pelos professores.
Portanto, devem ser contextualizadas com a realidade do ensino, a fim de promoverem melhores desempenhos e um melhor nivelamento do ensino escolar.
Perguntas interessantes