Física, perguntado por giovanibasile, 10 meses atrás

O indutor é um componente amplamente usado em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais, para armazenar energia através de um campo magnético. A forma como ele atua é interessante. Esse componente é capaz de produzir o que chamamos de autoindução. Esse fenômeno, no qual um campo eletromagnético é gerado pela corrente em um circuito, induz uma tensão no próprio circuito. A essa tensão damos o nome de f.e.m (força eletromotriz) que está representada pela v(s), sendo proporcional ao valor da indutância que a bobina é capaz de produzir. O valor da indutância dependerá diretamente da quantidade de espiras e da sua área, conforme pode ser visto pela equação ilustrada na figura-1 a seguir: L = (mi0 N² A)/l A tensão V(t) da figura-1 pode ser obtida pelo produto da indutância L pela variação da corrente ao longo do tempo, conforme pode ser visto pela seguinte derivada V(t) = L (di/dt) Partindo-se dessa derivada, que permite obter a tensão V(t), assinale a alternativa que apresenta corrente a integral que permitirá obter-se a corrente i(t): -- figura e alternativas em anexo

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por DuarteME
18

Tal como referido no texto, tem-se a relação:

V(t) = L \dfrac{\textrm{d}i}{\textrm{d}t}.

Começamos por resolver em ordem a \dfrac{\textrm{d}i}{\textrm{d}t}:

V(t) = L \dfrac{\textrm{d}i}{\textrm{d}t} \iff \dfrac{\textrm{d}i}{\textrm{d}t} = \dfrac{1}{L}V(t).

Integramos ambos os lados da igualdade em ordem a t, com t \in [0, T]:

\displaystyle\dfrac{\textrm{d}i}{\textrm{d}t} = \dfrac{1}{L}V(t) \iff \int\limits_0^T\dfrac{\textrm{d}i}{\textrm{d}t} \textrm{ d}t = \dfrac{1}{L}\int\limits_0^T V(t)\textrm{ d}t.

Note-se que L pode sair do integral, uma vez que depende apenas de características fixas do circuito e não depende do tempo.

Do teorema fundamental do cálculo, vem:

\displaystyle\int_0^T\dfrac{\textrm{d}i}{\textrm{d}t} \textrm{ d}t = i(T) - i(0).

Assim, podemos escrever:

\displaystyle\int\limits_0^T\dfrac{\textrm{d}i}{\textrm{d}t} \textrm{ d}t = \dfrac{1}{L}\int\limits_0^T V(t)\textrm{ d}t \iff i(T) - i(0) = \dfrac{1}{L}\int\limits_0^T V(t)\textrm{ d}t.

Admitindo agora que no instante inicial a corrente é nula, toma-se i(0) = 0, pelo que se obtém:

\displaystyle \boxed{i(T) = \dfrac{1}{L}\int\limits_0^T V(t)\textrm{ d}t}.

Respondido por Hfideles
3

Resposta:

Correta abaixo em anexo.

Anexos:
Perguntas interessantes