O índio não ficou de braços cruzados, indiferente ou calado diante da opressão imposta ao seu povo. Ele não admitiu pacificamente ser submetido à escravidão, ao trabalho forçado, à humilhação e à violência. Acerca das formas de resistência indígenas, analise as sentenças a seguir:
Soluções para a tarefa
Está correta a letra e.
Isso porque apesar da predominância de africanos, pode-se notar a presença de figuras que eram marginalizadas diante da sociedade colonial, que buscavam os quilombos para que fossem acolhidas e certamente, protegidas, por intermédio do agrupamento no local.
Uma população marginalizada diante da sociedade colonial como um todo portanto pode ser identificada como quilombola, além da comunidade africana, como maior incidente.
Encontrei as assertivas completas pra você:
a) maior número de quilombos se concentrou na região nordeste do Brasil, em função da decadência da lavoura cafeeira, já que os fazendeiros, impossibilitados de sustentar os escravos, incentivavam-lhes a fuga.
b) maior dos quilombos brasileiros, Palmares, foi extinto a partir de um acordo entre Zumbi e o governador de Pernambuco, que se comprometeu a não punir os escravos que desejassem retornar às fazendas.
c) existência de poucos quilombos na região Norte pode ser explicada pela administração diferenciada, já que, no Estado do Grão-Pará e Maranhão, a Coroa Portuguesa havia proibido a escravidão negra.
d) quase inexistência de quilombos no Sul do Brasil se relaciona à pequena porcentagem de negros na região, o que também permitiu que lá não ocorressem questões ligadas à segregação racial.
e) população dos quilombos também era formada por indígenas ameaçados pelos europeus, brancos pobres e outros aventureiros e desertores, embora predominassem africanos e seus descendentes.
Na imagem, podemos observar um quilombo.