O Império Russo integrava a Tríplice Entente juntamente com a França e a Inglaterra. Todavia, a Rússia não estava preparada para enfrentar as forças da Tríplice Aliança. Os soldados russos – mal equipados, mal treinados, mal alimentados – eram dizimados nas frentes de batalha. Entre os setores políticos de oposição ao regime czarista, destacam-se os mencheviques. Lênin pregava a paz imediata e esta tese foi bastante receptiva para os soldados russos. Dessa forma, o péssimo desempenho militar no decorrer da Primeira Guerra contribuiu de uma forma significativa para a eclosão da Revolução Russa, que destruiu o Império Czarista.
1 ponto
Falso
Verdadeiro
Soluções para a tarefa
Resposta:
verdadeiro
Explicação:
Decorridos três anos de guerra, algumas nações envolvidas no conflito tiveram que recompor seus contingentes de soldados e armamentos. Por isso, o alistamento militar passou a ser obrigatório e os camponeses foram convocados para ingressar na guerra. Esse fato causou graves problemas na Rússia, que, em 1917, enviava milhares de camponeses despreparados para a guerra.
A Rússia se encontrava em meio de um desordem social, governada pelo poder absolutista do Czar Nicolau II, que botava altas taxas de impostos, a população pedia melhorias na qualidade de vida, redução das taxas de impostos e a saída do país da guerra, pois a manutenção da Rússia na guerra sobrecargava a população.
Em fevereiro, o partido liberal-conservador russo, Menchevique, destituiu o Czar Nicolau II do poder e implantou um governo provisório com o apoio da burguesia. No mês de outubro, ocorreu a Revolução Socialista na Rússia. Liderado por Lênin e Trotsky, o partido revolucionário bolchevique conseguiu ingressar no poder após a vitória sobre os Mencheviques, implantando o socialismo e a nacionalização da economia.