O Império Romano, no seu auge, dominou mais de 300 cidades em três continentes, foi o maior império da antiguidade em extensão territorial, poderio econômico e militar. Para controlar sua grande extensão territorial, teve que incentivar o avanço da engenharia romana, criar inúmeras cidades novas dentro do seu domínio territorial e implantar equipamentos urbanos que atendessem às necessidades da população, além de tornar as cidades autossuficientes na sua produção e abastecimento.
A cidade romana se iniciou pela muralha, internamente com um formato retangular, sendo uma evolução do pensamento urbanístico grego: planta ortogonal, com eixos viários. Os romanos se destacaram ainda pelo calçamento das ruas e suprimento de água e esgoto.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O modelo político influenciou a organização das cidades. No centro da malha urbana ficava o Fórum: centro religioso, comercial, político e social da cidade, a partir do qual desenvolviam-se as ruas e prédios.
PORQUE
II. Essa organização espacial e planejamento urbano é um protótipo da cidade ocidental contemporânea, já que a cidade romana era formada por um conjunto de edifícios e estruturas que satisfaziam às necessidades e hábitos da civilização.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás