Filosofia, perguntado por jailsongomes26, 1 ano atrás

O Império Romano (27 a.C. a 476 d.C) foi um marco na formação da civilização ocidental. A importância dos romanos na construção da civilização europeia foi vital em relação à constituição de uma sociedade fundada na busca da eficiência, de dar sentido ao comportamento dentro de um ambiente diverso e pernicioso. Não há povo algum da antiguidade que soube lidar e analisar o poder como os pensadores romanos.

Uma das escolas do pensamento romano é o Estoicismo. Ela orienta o comportamento daquele que está à frente de um cargo público e necessita cumprir o compromisso dessa função. Diante disso, assinale a alternativa que melhor define o que é o Estoicismo como pensamento filosófico.
ALTERNATIVAS

Uma das preocupações do pensamento estoico é com o comportamento "reto" daqueles que ocupam um cargo público. Ser ético, respeitar os bens públicos, não se deixar levar, principalmente, pelos desejos pessoais diante das necessidades coletivas.


A liberdade do homem público está na dimensão do seu poder. Se há uma ascensão ao cargo de grande importância, como a do imperador, nada o impede e ele pode fazer o que quiser sem ser questionado.


Como os estoicos eram preocupados com os desejos materiais, para eles não há preocupação com as regras rígidas da religiosidade, ou seja, um homem pode agir conforme sua consciência e, se ele entender que seu ato é correto, ninguém pode questioná-lo.


Diferente do pensamento de Sêneca, Zenão de Cítio é defensor dos prazeres da matéria e afirma que o poder de um governante não tem limites. Somente os opositores podem lhe tirar a força e o ato e os seus subordinados têm que aceitá-los.


O poder derivado da vontade dos homens não tem limites. Se a vontade social for acima da vontade individual, não há o que o governante aceitar nas leis. O povo lhe permite fazer o que deseja, sem ser questionado.

Soluções para a tarefa

Respondido por lunaorion
21
crio que seja letra- A
segundo citação no livro 

A popularidade do estoicismo cresceu e atingiu mais adeptos do que o pensamentode Platão e Aristóteles em seu tempo. Um herdeiro do pensamentosocrático, Zenão acabou por influenciar a conduta de reis da antiguidade, apegadosao comportamento “reto” como um princípio de governo
Perguntas interessantes