O Imperialismo do século XIX consistiu num tipo de política expansionista das
principais nações europeias. Quais eram seus principais objetivos?
Soluções para a tarefa
O imperialismo foi uma política de dominação econômica, social e cultural das potências europeias na África e na Ásia, durante o século XIX. Seus principais objetivos eram conseguir mercado consumidor, também matérias-primas e outros locais para investir e lucrar mais dinheiro.
Os motivos utilizados pelas potências europeias, era o fato de possuírem a missão de levar a civilização e desenvolvimento aos povos mais atrasados. Se basearam erroneamente na “Teoria da Origem das Espécies” de Darwin e distorcendo-a e dando origem ao “Darwinismo Social”, onde chegaram à conclusão que existiam raças mais desenvolvidas e mais civilizadas que as outras.
O imperialismo do século XIX, é conhecido como neocolonialismo.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/4726527
Invasão imperialista em África e Ásia
A invasão imperialista, referida também como neocolonialismo, das potências do continente europeu na Ásia e na África buscava a criação de novos mercados consumidores para os produtos das fábricas da Europa.
Além disso, buscava mão de obra de baixo custo e matéria-prima para as indústrias.
Para justificar a invasão que promoviam no continente asiático e africano, os invasores se pautavam no positivismo social e na religiosidade, ao afirmar haver sociedades civilizadas e sociedades não civilizadas e reforçar a necessidade de conversão dos "pagãos".
Nesse cenário, era obrigação dos europeus civilizados levarem seu avanço tecnológico e social para as colônias, inferiores. Com a "civilidade", oferecia-se também a conversão obrigatória ao cristianismo.
Veja mais sobre imperialismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/25489029