O imperador D. Pedro II era um mito antes de ser realidade. Responsável desde pequeno, pacato e educado, suas imagens constroem um príncipe diferente de seu pai, D. Pedro I. Não se esperava do futuro monarca que tivesse os mesmos arroubos do pai, nem a imagem de aventureiro, da qual D. Pedro I não pôde se desvincular. A expectativa de um imperador capaz de garantir segurança e estabilidade ao país era muito grande. Na imagem de um monarca maduro, buscava-se unificar um país muito grande e disperso. a) Segundo o texto, quais os significados políticos da construção de uma imagem de D. Pedro II que o diferenciasse de seu pai? b) Que características do período regencial ameaçavam a estabilidade do país?
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
45
A - A construção da imagem serena do Imperador era uma forma de criar estabilidade política para o Brasil, já que Dom Pedro II herdaria um Império em crise, marcado por diversos movimentos separatistas e por uma cisão interna entre diferentes grupos de latifundiários.
B - Ameaçaram a estabilidade do país no período o separatismo, as profundas desigualdades sociais existentes no Brasil, a insatisfação de muitas elites locais com o modo como o país estava sendo governado e a rápida mudança de regentes no período.
Perguntas interessantes