História, perguntado por rcah, 8 meses atrás

o iluminismo foi um movimento que se baseou na fé ou na razão? justifique sua resposta.

(preciso muito da resposta )​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucimeiredossantos80
5

Resposta:

O movimento filosófico denominado Iluminismo surgiu na Europa do século XVIII, baseando-se na crença absoluta da razão como forma única de o homem alcançar a tão sonhada autonomia intelectual, o progresso material, o desenvolvimento das virtudes morais, bem como o aprofundamento do conhecimento científico.

Explicação:

espero ter te ajudado

pode botar como melhor resposta to precisando para mudar de fase :(


jorgewyllians01: oieeee
Respondido por larissatosca
2

Olá!

O iluminismo foi um movimento que se baseou na razão.

Também conhecido como "Idade das Luzes" ou "Século das Luzes" - o que já nos direciona ao entendimento do nome "iluminismo" -, foi um período particular da história ocidental caracterizado pela reorganização e reorientação das ideias e políticas sociais e culturais existentes até aquele dado momento.

Até o início do século XVIII, a Europa estava marcada pelas forças da Igreja Católica e suas enormes influências dentro de todos os âmbitos estruturais da sociedade ocidental. Até antes do Renascimento, dizia-se que a Europa estava passando por um momento conhecido hoje como Idade das Trevas, isso porque acreditava-se que as massas e, inclusive a própria nobreza, estavam mergulhados em ideias ignorantes e "alienadas" (apesar do termo ser anacrônico ao tempo em discussão). Sendo essa influência da Igreja,  suprema na época, em todas as categorias culturais e políticas - ou seja, nas artes, no comércio, na ciência, etc. - qualquer tipo de intervenção que se objetasse aos ideais e critérios clérigos, sofreria sansões de diferentes ordens.

A partir disso, inúmeros grupos de intelectuais da época, tais como professores, artistas, cientistas, filósofos e até mesmo comerciantes, que há muito tempo já insatisfeitos com a política limitante e dogmática empregada pela Igreja Católica, dão início a essa movimentação de ideias liberais, progressistas e é aí que entra a razão.

Uma pequena observação: muitos historiadores hoje acreditam que os ideais iluministas já vinham sendo fortemente debatidos há muitos anos (como na Revolução Científica, iniciada no século XVI), mas, foi no século XVIII que o Iluminismo tomou sua forma mais bruta e ascendente.

O Iluminismo foi marcado pela cultura da introspecção, isto é, a necessidade da iluminação das ideias em busca da liberdade e do progresso. Isso já era há muito debatido em teorias filosóficas, como a própria teoria circundante do mundo das ideias de Platão. A razão, a racionalidade, o pensamento, dentro dos estudos filosóficos, científicos e acadêmicos, eram o caminho para a iluminação.

Essa época foi de extrema importância para a história ocidental, pois assim, a Igreja Católica foi perdendo força e, além disso, desta época, saíram inúmeros pensadores, escritores, filósofos e idealistas essenciais para o mundo como conhecemos hoje em dia. Alguns exemplos deles são: Immanuel Kant, Voltaire e Adam Smith. O Iluminismo traçou a sociedade politica, econômica, científica e culturalmente, como o mundo que conhecemos nos dias de hoje.

Espero ter esclarecido um pouco. Essa época é bem extensa e cheia de detalhes, mas tentei resumir diretamente à sua pergunta.

Abraço!

Perguntas interessantes