História, perguntado por winandmmariana, 11 meses atrás

o iluminismo e considerado um movimento burgues, descreva como o iluminismo conbtribuiu para a ascensao da classe burguesa GENTE ME AJUDA POR FAVOR

Soluções para a tarefa

Respondido por meajudem9090
1

Resposta:

A ascensão da burguesia e crise do antigo regime. A chamada idade moderna, na Europa, foi vivida sob a égide de dois componentes essenciais e complementares, o estado absolutista e o mercantilismo. A integração entre esses dois elementos é o que dá a tônica e a significação histórica do período.

Respondido por brubernacchio
0

Resposta:

Ascensão da burguesia e crise do Antigo Regime

Explicação:

O século 18 representa, na Europa, o clímax da contradição do Estado Absolutista. Existem monarquias poderosas, nas quais o poder do rei confunde-se com a própria essência do Estado, tendo ao lado uma nobreza decadente e cada vez mais parasitária em relação às regalias que o Estado lhe concede. E há, ao mesmo tempo, uma burguesia rica, já liberta da necessidade de um Estado para implementar as condições para o seu crescimento.

Essa burguesia ascendente já não aceita mais o absolutismo e a intervenção do Estado na economia, consubstanciada nos princípios mercantilistas, nem os privilégios cada vez mais onerosos da nobreza, pagos com o dinheiro gerado pela ação econômica burguesa.

É essa realidade que deu ensejo a um novo movimento cultural, ao qual se deu o nome de Ilustração ou Iluminismo. Trata-se de um amplo movimento artístico, filosófico, literário e científico que, historicamente, sintetiza a expressão teórica de um momento no qual a burguesia já não aceita mais as características que marcam a vida europeia, às quais o próprio Iluminismo deu o nome de Antigo Regime, e coloca-se como uma alternativa de poder.

Perguntas interessantes