História, perguntado por begalke23, 5 meses atrás

O iluminismo e a revolução francesa
Marque a alternativa correta

Soluções para a tarefa

Respondido por maysaquaresma2009
0

Resposta:

Resposta - Questão 1

Letra A

A Revolução Francesa aconteceu em um cenário de crise econômica da França, fruto do envolvimento do país em diferentes conflitos e fruto dos gastos excessivos do país com coisas supérfluas. A crise reforçou as insatisfações com os privilégios da nobreza e clero, abrindo espaço para revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos

Resposta - Questão 2

Letra A

Todas as alternativas estão corretas, uma vez que tratam das mudanças que aconteceram na França e nas colônias francesas durante o ciclo revolucionário. As medidas a favor da igualdade e da liberdade dos escravos, além do combate aos privilégios de nobres e do clero, de fato aconteceram

Resposta - Questão 3

Letra E

A Revolução Francesa de fato teve fases distintas que contaram com a mobilização de diferentes grupos da sociedade francesa. A reação à revolução foi reacionária e teve como objetivo colocar fim nas mudanças radicais, sendo, portanto, um ato antirrevolucionário. A concretização da vitória conservadora deu-se no Congresso de Viena, que restaurou o absolutismo na França em 1815.

Resposta - Questão 4

Letra B

O grande medo iniciou-se pouco tempo depois da queda da Bastilha, e deu-se com a mobilização do campesinato francês contra a nobreza e o clero do país. Temendo que o ciclo revolucionário causasse um aumento de sua exploração, os camponeses começaram a invadir as propriedades das classes privilegiadas e promover saques.

Resposta - Questão 5

Letra D

A reação termidoriana, ou golpe de 9 de Termidor, foi um golpe organizado pelos girondinos contra os jacobinos, em julho de 1794. Ele foi organizado pela alta burguesia e por grupos mais conservadores da revolução, que desejavam retirar os jacobinos do poder francês. Com o golpe, os jacobinos foram derrubados, inaugurou-se o diretório, e as lideranças jacobinas foram guilhotinadas.

Resposta - Questão 6

Letra C

A queda da Bastilha, ou tomada da Bastilha, foi o evento que inaugurou a Revolução Francesa, acontecendo em 14 de julho de 1789. A Bastilha, embora estivesse quase desativada, era um grande símbolo da opressão do Antigo Regime francês. A população de Paris, motivada pelo ímpeto revolucionário que surgiu da crise que o país vivia, decidiu atacar essa prisão. A partir daí, a revolução espalhou-se pela França.

Resposta - Questão 7

Letra A

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um dos marcos da Revolução Francesa, sendo ratificado em 26 de agosto de 1789. Defendia a liberdade e os direitos individuais de todos os homens, apresentando-os como iguais. Na prática, o documento pregava apenas contra os privilégios da nobreza e clero e não necessariamente contra as desigualdades sociais.

Resposta - Questão 8

Letra E

A Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã foi um documento redigido pela escritora Olympe de Gouges, em 1791. Ela defendia a equiparação das mulheres nos aspectos jurídicos, políticos e sociais com os homens, e inspirava-se nisso pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento emitido em 1789. A proposta de Olympe foi rejeitada pela convenção, e as críticas que ela fazia à revolução levaram os jacobinos a prendê-la e a anunciarem sua execução na guilhotina.

Resposta - Questão 9

Letra B

A Lei dos Suspeitos foi anunciada pelos jacobinos em setembro de 1793, e muitos consideram-na como o início do terror revolucionário. A lei determinava que pessoas suspeitas de trair a revolução fossem levadas a tribunais revolucionários e julgadas como traidoras da república francesa. A lei permitiu a prisão e execução de milhares de pessoas na guilhotina.

Resposta - Questão 10

Letra B

O golpe de 18 de Brumário aconteceu em novembro de 1899 e marcou a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder na França. Esse golpe deu-se pelo enfraquecimento do diretório e pelo temor de que ele não conseguiria conter os inimigos da França. Organizou-se então um golpe para implantar um governo ditatorial na França, e Napoleão surgiu como alternativa de governante porque era um general de prestígio do exército francês

Resposta - Questão 11

Letra B

Liberdade, igualdade e fraternidade era o lema da Revolução Francesa. Fala-se que um dos primeiros a manifestá-lo teria sido Maximilien Robespierre, líder dos jacobinos e defensor de mudanças revolucionárias mais radicais na França

Resposta - Questão 12

Letra C

A Constituição Civil do Clero foi debatida pela Assembleia Nacional Constituinte e foi assinada pelo próprio rei Luís XVI, em 26 de dezembro de 1790. Essa lei propôs mudanças sensíveis no clero francês e procurou subjugar a Igreja Católica na França, colocando-a sob o controle do Estado. A medida reforçou a adesão do clero às ideias contrarrevolucionários.

Espero que tenha gostado da minha resposta!

Explicação:

bota com melhor resposta por favor !

Perguntas interessantes