" O homem reflete em sua natureza, embora decaída, aqueles atributos de Deus ligados à ética e à moralidade como o amor, a justiça, a santidade e a autodeterminação." Na teoria esses são os princípios que deveriam nortear o comportamento humano. e na pratica é assim que acontece? Justifique. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esse pensamento é da autoria do teólogo francês João Calvino. Foi um dos principais líderes da Reforma Protestante, e a teoria citada é a base da Ética Protestante, onde Calvino define a soberania de Deus como modelo, já que fomos feitos à imagem e semelhança do Mesmo. Portanto, a conduta ética e moral é baseada nos atributos de Deus que, como exemplo, foi citado o amor, a justiça, a santidade e a autodeterminação, que é o que se entende como característica de Deus dentro do Antigo e Velho testamento bíblico.
E é fato que, o cristianismo muito influenciou a ordem jurídica e fundamentou muitos padrões de comportamentos humanos que até hoje são aceitos. O livro de Êxodo bem discorre em seu capítulo 20 sobre não matar, não furtar, não adulterar, não dar falso testemunho, não cobiçar nada que não lhe pertença e afins. Se compararmos com o que atualmente é aceito, veremos que não muda, inclusive, algumas atitudes descritas desse verso é tida até hoje como crime, como matar, furtar e dar falso testemunho.
Portanto, verifica-se muitos padrões de comportamentos que atualmente são aceitos e, historicamente foram influenciados pelos princípios bíblicos, discorridos pelos reformistas protestantes e teólogos de todo o mundo (principalmente na época em que a hegemonia religiosa dominava o controle de muitos campos político-sociais). Podemos sim dizer que, a teoria de Calvino (bem como de muitos outros que concordam com a mesma) norteia muitos comportamentos que atualmente são padronizados, mas que sofrem alterações de acordo com as evoluções sociais, acompanham o desenvolvimento humano e as alterações culturais, mas os princípios básicos de ética e moral continuam sendo regidos por muitas ideias religiosas.