Português, perguntado por mahgaspar2000, 5 meses atrás

O historiador Durval Muniz Albuquerque Jr. inicia o seu livro A invenção do Nordeste e outras artes, convidando-nos a olhar o Nordeste na mídia: novelas, documentários, reportagens jornalísticas e, principalmente, programas de humor. O que geralmente aparece em cena é um lugar bem distante (de quem?), com pessoas engraçadas, que falam errado, se vestem com roupas emendadas, usam maquiagem exagerada, dão tiro e peixeradas para todo lado... O que se encontra de comum em todas estas imagens pitorescas e risíveis é um discurso concreto que produz um incômodo nos moradores da região e que pode gerar ao mesmo tempo uma intrigante aceitação do lugar de marginal frente a uma cruel estratégia de estereotipização.

Para quem está acostumado a ver o sertão brasileiro em filmes e séries, com vegetação árida e secura, deixe tudo isso para trás. Aqui [no filme brasileiro Bacurau, de 2019], Thales Junqueira propôs um sertão mais vibrante, colorido e pop, com vegetação verde abundante. “Além da paleta de cor forte, queríamos dar ao filme essa ideia de coletivo, conectividade, comunicação.” Não estranhe, portanto, a onipresença da tecnologia e dos sinais de internet. A relação entre os fragmentos expostos se dá na medida em que o Texto II:

A)dialoga com o Texto I, uma vez que o retrato do Nordeste em Bacurau reforça o discurso midiático acerca da região.
B)reflete o Texto I, uma vez que a representação proposta pelo filme não se opõe à concepção apresentada pelo historiador.
C)critica o Texto I, uma vez que a proposta do filme é retomar e valorizar as raízes do Nordeste, negadas pelo discurso midiático.
D)retoma o Texto I, uma vez que a ambientação de Bacurau se propõe a subverter o estereótipo nordestino cristalizado pela mídia.
E)reforça o Texto I, uma vez que a produção cinematográfica pretende substituir uma visão do Nordeste ligada à seca por uma ligada à tecnologia.

Soluções para a tarefa

Respondido por lopesgabi2003
5

Resposta:

chutei letra c

Explicação:


gsoliveira2010: alguem mas chuto a letra c e deu certo?
euuemeli001: D) CORRETA. O segundo texto retoma primeiro na medida em que a ambientação da obra cinematográfica, por meio do uso de cores vivas e da presença de vegetação verde e artefatos tecnológicos, desmistifica a visão estereotipada do Nordeste cristalizada pela indústria midiática.
Respondido por pelossii
1

O texto II retoma o texto I, uma vez que a ambientação de Bacurau se propõe a subverter o estereótipo nordestino cristalizado pela mídia. Alternativa D.

O texto I elabora uma reflexão sobre como a região Nordeste é criada a partir de uma série de estereótipos criados na mídia. Como se sabe, a mídia hegemônica brasileira é feita a partir do eixo Rio-São Paulo, de onde se vê o Nordeste reduzido às poucas características apontadas pelo texto. Essas características não correspondem à diversidade cultural e humana que há nos vários estados da região.

É também isso que mostra o texto II. O filme Bacurau não mantém os estereótipos midiáticos, pelo contrário, mostra um Nordeste que até então não havia sido retratado. É um lugar colorido e tecnológico.

Mais sobre o tema: https://brainly.com.br/tarefa/24830978

Anexos:
Perguntas interessantes