O historiador Caio Prado Jr,. Na sua obra Formação do Brasil contemporâneo, faz a seguinte afirmação sobre o período colonial :
'' O Brasil não constitui, para os efeitos da administração metropolitana, uma unidade. O que havia nesta banda do Oceano, aos olhos dela, eram várias colônias ou províncias, até mesmo 'países', se dizia ás vezes, que, sob o nome oficial de capitania, se integravam no conjunto da monarquia portuguesa ...'
a) Qual é o nome desse sistema político-administrativo implantado pela coroa portuguesa?
b) Quais são as principais características desse sistema? Descreva-as.
Soluções para a tarefa
Ola!
a) O sistema político- administrativo: implantado pela Coroa Portuguesa chamado de: CAPITANIA HEREDITÁRIAS
b) Os Portugueses: implantaram um sistema que trouxesse benefícios, e como o objetivo estava totalmente voltado a colonização, entregaram aos donatários todos os tipos de desenvolvimentos desse sistema e investimentos.
Os Capitães : sempre envolvia gente da nobreza e alguns comerciantes.
Donatarios: deveres: tinham que sempre investir no mercado atrair pessoas, comerciantes que tivessem interesse no mercado investidor das Capitanias Hereditárias.
Cobrar imposto e taxas e distribuição de terras.
Donatário: lucros e ganhos: recebiam parte de um território (terra) através de uma carta doação, onde este documento lhe fornecia o poder sobre vários aspectos em que se referia a Capitania, mas temos que deixar claro que eles não eram donos delas.
Donatários: Poderes; tinham poder jurídico, admistrativo sobre as capitanias,
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/305800