História, perguntado por deisygbsantos, 11 meses atrás

O historiador alemão Karl Wittfogel (1896-1988) propôs o conceito de despotismo oriental para caracterizar os Es- tados do Oriente Próximo, como o Egito faraônico, e do Extremo Oriente, como o império da China. Sua explica ção para o surgimento dos poderosos Estados orientais, conhecida como hipótese causal-hidráulica, destaca a importância de grandes obras públicas, em especial as de irrigação, como base para o exercício do poder na quelas regiões áridas. No caso do Oriente Próximo, atual Oriente Médio, essa hipótese encontra apoio histórico em alguns casos específicos

a) no Egito faraônico, desde o lll milênio a.C. foram realiza das obras de irrigação da terra com as águas fluviais, aponto de Heródoto, historiador grego do século V a.C., ter escrito que o Egito era "uma dádiva do Nilo

b) a palavra Mesopotâmia, designação de origem grega que significa "entre rios", sugere, de imediato, a importância do regadio para as civilizações babilônica e assíria.

c) no reino hebreu, as obras hidráulicas realizadas no vale do rio Jordão foram essenciais no reinado de Salomão (século X a.C.).

d) a expansão assiria no Oriente Próximo, iniciada no século XVIII a.C., sob o comando de Sargão II, somente se viabili zou a partir de obras de irrigação no vale do Eufrates.

e) as cidades fenícias, situadas no atual Líbano, desenvolve ram importantes obras de regadio apoiadas na experiên cia de navegação adquirida no Mediterrâneo oriental.


qual dessas é a correta ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabsilvestre
29

Resposta: A)

Explicação:

Quem definiu isso doi Heródoto, alegava que suas águas geravam as condições necessárias para a expansão da economia.

Perguntas interessantes