o hidróxido de sódio (naoh) neutraliza completamente o ácido sulfúrico (h2so4), de acordo com a equação: 2 naoh + h2so4 → na2so4 + 2 h2o o volume, em litros, de uma solução de h2so4 (1,0 mol/l) que reage com 0,5 mol de naoh é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para balancear reações ácido base (reações de neutralização total) basta ver os íons H⁺ do ácido e igualar aos íons OH⁻ da base.
Veja que o ácido sulfúrico H₂SO₄ produz 2 íons H⁺ (pois tem 2 hidrogênios ionizáveis) e a base NaOH produz apenas 1 OH⁻. Assim, é preciso de duas unidades de NaOH para uma unidade de ácido sulfúrico.
Logo, a equação começará a ser balanceada assim:
2 NaOH + 1 H₂SO₄ ⇒ Na₂SO₄ + H₂O
Agora basta balancear os demais elemento. Veja que no reagente tem 2 Na e no produto também tem 2, por isso o sódio (Na) já está balanceado. Agora vamos ver o Enxofre (S), no reagente temos 1 S e no produto temos 1 S, então o enxofre também está balanceado.
Por último, resta balancear os hidrogênios e oxigênios. No reagente temos 6 oxigênios no total e no produto temos apenas 5. Para igualar os lados, é preciso colocar o coeficiente da água como sendo 2 (pois ela foi a única que ainda não foi balanceada, por isso a água que vai balancear os hidrogênios e oxigênios da reação). Assim, a equação balanceada fica:
2 NaOH + 1 H₂SO₄ ⇒ 1 Na₂SO₄ + 2 H₂O
Os coeficientes são 2 : 1 : 1 : 2
Explicação: