Biologia, perguntado por CarlosJunior3649, 1 ano atrás

O heredograma a seguir apresenta um caso familial de daltonismo, herança determinada por um gene recessivo localizado no cromossomo X. Pela análise das informações contidas no heredograma e de outros conhecimentos que você possui sobre o assunto, só se pode afirmar corretamente que a) o indivíduo II.1 tem 50% de chance de apresentar o gene para o caráter. b) todas as filhas do indivíduo II.2 serão daltônicas. c) qualquer descendente de II.4 receberá o gene para daltonismo. d) o indivíduo II.2 herdou o gene de qualquer um dos genitores.

Soluções para a tarefa

Respondido por paulinho2costa
358

Resposta:Alternativa “c”.

Explicação: Como o indivíduo II.4 é uma mulher daltônica, seu genótipo é XdXd. Sendo assim, ela sempre passará um cromossomo X contendo o gene alterado

Respondido por fernandasoares0002
2

Sobre o Heredograma apresentado, é correto afirmar que qualquer descendente de II.4 receberá o gene para daltonismo. Ou seja, letra C.

Vamos entender melhor.

Herança ligada ao cromossomo X

São casos em que o gene está situado na região não-homóloga do cromossomo X. Isso acontece com a hemofilia, distrofia muscular, daltonismo etc.

Nesse caso, se uma característica é recessiva e ligada ao sexo, ela se expressa facilmente em homens, pois neles é necessário apenas a presença de um alelo para manifestação da característica.

Considerando que o daltonismo é uma doença recessiva e ligada ao cromossomo X, o genótipo da mulher é X^dX^d. Dessa forma, ela sempre passará aos seus descendentes um cromossomo afetado.

Aprenda mais sobre Herança ligada ao sexo em: brainly.com.br/tarefa/30933091

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes