O gráfico mostra a variação dos diversos agentes energéticos durante uma prática de exercício de grande esforço e curta duração. Observe-o e faça o que se pede.
Soluções para a tarefa
A glicólise é um processo em que as mitocôndrias utilizam glicose para produzir moléculas de energia, ou ATP. Esse processo pode ocorrer utilizando oxigênio, aeróbico, ou sem utilizar oxigênio, anaeróbico.
Como a energia é utilizada durante o exercício?
A) Em exercícios de esforço intenso e curta duração, o músculo utiliza a reserva de glicose armazenada no músculo, chamada glicogênio, para gerar energia, ou ATP. Entretanto essa reserva é pequena e consumida rapidamente. Assim observamos no gráfico que que o ATP inicial disponível é alto, devido a quantidade de glicose prontamente disponível. Ao longo do tempo ela vai diminuindo pois essa reserva é pequena.
O fosfato de creatina é uma forma de reserva rápida de regeneração do ATP. A quantidade dessa molécula vai aumentando a medida que o ATP vai sendo utilizado e precisa de regeneração, e vai diminuindo a medida que a quantidade de ATP disponível diminui.
B) Com a diminuição da quantidade de glicose prontamente disponível, e por consequência do ATP, a glicose mobilizada por via sanguínea também entra em glicólise. Ela demora mais a chegar porque precisa ser disponibilizada pelo fígado.
Primeiramente ocorre a glicólise anaeróbica, porque é um processo mais curto e gera ATP, necessário para o exercício curto e de alta intensidade. Depois ocorre a glicólise aeróbica, um processo um pouco mais longo que gera muito mais ATP.
A lipólise é a quebra de gordura para gerar energia. Ela gera muito mais energia que as glicólises, porém leva mais tempo para acontecer e será o último processo a ser acionado.
Para entender mais sobre glicólise: https://brainly.com.br/tarefa/25011423
#SPJ2