O gráfico abaixo representa o espaço percorrido, em função do tempo, por um móvel em MRUV. A posição e a velocidade do móvel no instante t = 0,5 s, sabendo que o móvel parte com velocidade igual a -6 m/s.
S = 5,25 m e V = - 6 m/s
S = 6,25 m e V = -5,25 m/s
S = -5 m e V = 5 m/s
S = -6 m e V = 6 m/s
Soluções para a tarefa
Como o móvel está descrevendo um movimento retilíneo uniformemente variado, ou seja, sua velocidade varia com uma taxa constante (aceleração), podemos utilizar as funções características desse movimento.
Vamos começar utilizando a função horária da posição (mostrada abaixo) para determinarmos o valor da aceleração desse móvel.
Pelo gráfico, podemos facilmente extrair que, no instante (inicio do movimento), o móvel estava na posição , logo podemos afirmar que .
O gráfico ainda nos dá informação de outros 3 pontos (instantes do movimento):
Substituindo na função horária da posição o 1º ponto destacado (t=2s, S=0) e as outras informações disponíveis já mencionadas:
Podemos agora calcular a primeira informação pedida no exercício, posição S no instante t=0,5 s, utilizando novamente a função horária da posição.
Agora, para calcularmos a velocidade no instante 0,5 s, podemos utilizar a função horária da velocidade no MRUV (mostrada abaixo).
Substituindo os dados, temos:
Resposta: S = 5,25 m e v = -5 m/s (não há alternativa correta).