O gráfico a seguir representa a incidência de dengue no Brasil evidenciada nas Semanas Epidemiológicas deInício de Sintomas dos anos 2014, 2015, até a 19ª semana de 2016.Considerando o gráfico apresentado, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Interprete as alterações no perfil epidemiológico da dengue nos anos 2014, 2015 e 2016.b) Cite e descreva três medidas de controle do vetor da dengue. c) Mencione o método sorológico aplicado rotineiramente para o diagnóstico da dengue e indique de queforma a doença pode ser confirmada na fase aguda.
#ENADE
Anexos:

Soluções para a tarefa
Respondido por
13
a)
O gráfico chama atenção para duas alterações principais: a primeira delas trata-se do aumento no número de casos de dengue entre 2014 e 2016; a segunda alteração diz respeito ao início dos casos de dengue, que ocorre mais cedo a cada ano.
Historicamente, os casos de dengue tinham seu pico durante o mês de abril, no entanto, ano após ano o pico vem se deslocando para os meses iniciais do ano.
b)
Dente as medidas de controle do vetor da dengue podemos citar:
- controle biológico com aplicação de larvicida;
- controle legal realizado através de ações regulamentadas, tais como visita domiciliar, visando punir àqueles que faltarem com a responsabilidade em seu terrenos;
- controle químico com o uso de inseticidas.
c)
O método sorologico chama-se Elisa, e a doença pode ser confirmada na fase aguda através da pesquisa de IGM.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Informática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás